FAQ'S

  • Quais são os cuidados a ter antes de encomendar?

    Quando se escolhe um pavimento cerâmico, além do seu aspecto visual e valor estético será necessário ter em conta o local de aplicação e adequar as características técnicas do produto às exigências a que estará sujeito ao longo do tempo.


    Outro aspeto importante a ter em conta, será o cálculo da quantidade necessária para a área de aplicação, incluindo para o efeito uma percentagem extra (aproximadamente 10%), para os acabamentos finais, tais como recortes e possíveis substituições.


  • O que fazer antes do início da aplicação?

    Será necessário confirmar a quantidade necessária para completar a obra (incluindo quantidade extra de aproximadamente 10% para recortes), confirmar a referência adquirida, desde a classificação de escolha (qualidade), o lote (tonalidade) e calibre adquirido.


    Antes da colagem, aconselha-se a abertura de várias caixas, retirando peças de forma alternada para verificar a uniformidade de tonalidade.

    As reclamações depois do material aplicado não são aceites pela Gresart.
  • Quais os cuidados a ter em conta no local de aplicação?

    A superfície onde vai aplicar o material deve estar completamente nivelada, limpa e indeformável. No caso da área estar exposta à humidade, recomenda-se o seu isolamento, com produtos adequados, antes da aplicação do material.

  • É possível assentar o material numa superfície com outro material já existente?

    Sim, é possível. Deve garantir que o suporte anterior esteja bem aplicado e sem peças mal coladas. Caso existam, deve retirar as peças defeituosas, reconstruindo o suporte com argamassa.


    Sobre a sua superfície não é possível a aplicação de peças novas com um cimento cola tradicional. Deverá consultar casas especializadas que ofereçam soluções para este tipo de aplicação.


    Caso se trate de pintura, eliminar a tinta que não esteja aderente e proceder a alguns cortes na superfície de modo a fortalecer a superfície de contacto.


    Em qualquer dos casos, deverá lavar bem o suporte para eliminar tudo o que dificulte a aderência da cola a utilizar. Limpar e deixar secar.

  • Qual é o tipo de cola a utilizar?

    O tipo de cola a utilizar depende do tipo de produto e do local a aplicar.


    A Gresart recomenda para a aplicação do grés porcelânico uma cola de ligantes mistos (cimento e resina). Para situações e condições extremas ou no caso de pavimentos aquecidos, recomenda-se a escolha de uma cola específica.


    Em qualquer caso, sugerimos sempre a consulta de um fabricante de colas, para mais informações.

  • Como deve ser aplicada a cola?

    No caso de formatos de dimensões iguais ou superiores a 40x40 cm e para qualquer formato de revestimento, recomenda-se a aplicação da técnica de dupla colagem (aplicação de cola nas duas superfícies: tardoz da peça e no suporte onde se vai aplicar), de modo a minimizar ligeira tendência a curvatura para comprimentos grandes, diminuindo desta forma a superfície de contacto entre a cola e a peça.

  • Quais os cuidados a ter em relação as juntas?

    É essencial a utilização de juntas na aplicação do produto cerâmico.


    A junta de dilatação tem como função principal absorver as tensões geradas entre peças, as camadas adesivas, o suporte e a estrutura.


    Deve sempre estabelecer uma junta perimetral com 5-10 mm de espaçamento junto a paredes, degraus e pilares.


    Quando as áreas em questão são elevadas, devem prever-se igualmente juntas de fracionamento, preenchidas com materiais elásticos do tipo mástique ou perfis adequados. Recomenda-se a utilização de cruzetas ou fio para juntas, para facilitar e permitir um bom alinhamento das peças. Deve aguardar no mínimo 24 horas antes de rejuntar. Não esquecer que as juntas têm que estar devidamente limpas e isentas de pó.


    Na operação de rejuntar, aconselhamos o uso de uma espátula de borracha.


    Caso se trate de materiais rugosos, aconselha-se a aplicação de um produto primário, antes de rejuntar, para evitar manchas e facilitar posteriormente a sua limpeza. Recomenda-se a limpeza logo após a aplicação e secagem da junta de dilatação (cerca de 30 minutos), limpando o excesso com um pano húmido. No final da obra, deve proceder-se à limpeza de toda a superfície, de forma a eliminar todos os resíduos de cimentos, colas, juntas e sujidades da obra em geral. Nunca utilizar produtos que contenham ácido fluorídrico, já que este ácido ataca todo o tipo de cerâmica.

  • Como fazer a limpeza e manutenção?

    A limpeza quotidiana dos nossos produtos cerâmicos é simples, bastando utilizar um detergente comercial e água limpa. As lixívias comerciais também serão seguras para a limpeza dos nossos produtos.


    As manchas de cor (café, vinho, graxa, etc.) devem ser imediatamente removidas com um pano húmido, caso contrário, poderá ser necessário a utilização de um detergente específico para as remover.


    Caso pretenda a utilização de detergentes específicos, recomendamos que se informe cuidadosamente e se necessário contacte o fabricante antes de seleccionar um produto, para assegurar que escolhe o produto certo para a utilização pretendida. Deverá ensaiar estes produtos previamente numa peça de reserva ou numa zona pequena e pouco visível.


    Nunca utilize materiais abrasivos nem produtos que contenham ácido fluorídrico.  


    Nunca esfregue os azulejos com utensílios ásperos, tais como escovas duras ou esfregão de aço, para evitar o aparecimento de riscos na superfície vidrada.

  • Quais ferramentas devo utilizar?

    A escolha e o modo de utilização de ferramentas e materiais de aplicação não são responsabilidade da Gresart.


    Contudo, recomenda-se o seguimento das regras básicas de aplicação, devendo depender dos critérios estabelecidos pelos profissionais de colocação e assentamento.


    O resultado final da aplicação do produto Gresart depende muito da escolha de profissionais qualificados capazes de executar com profissionalismo e perfeição o assentamento.

  • Como não devo aplicar o material?
    A aplicação em contra fiada não é recomendada a mais de 1/3 da peça.

     
  • Quais são os cuidados a ter no final da obra?

    Uma obra não está acabada até ser entregue. A maioria dos problemas manifestados após a obra deve-se a uma limpeza ineficiente ou mesmo inexistente, após a aplicação. Caso ainda existam trabalhos a realizar no local, deve-se proteger todo o material aplicado com cartão ou plástico grosso, para evitar riscos, golpes ou abrasões na superfície dos ladrilhos cerâmicos.